10/05/2018

Duarte's 6 month update



Bonjour! Sempre soube que o tempo passava a correr, mas agora, com o Duarte, o tempo não corre, o tempo voa a 500 km/h!
Sem dar por isso, passaram 6 meses desde o melhor dia de sempre. Aquele maravilhoso e inesquecível dia que vai ficar sempre na minha memória. O Duarte tem agora 6 meses e o nosso amor não pára de crescer!
Estes 6 meses estão a ser certamente uma aventura e um desafio. Muitos sorrisos e gargalhadas, muitos beijos, muito mimo, muito amor partilhado. Não vou dizer que tem sido fácil, não tem. Há noites mal dormidas, há noites com apenas 3h de sono, há dias mais rabujentos, há falta de paciência, há momentos de descarga emocional e algum (muito) choro, mas a verdade é que acabamos sempre de coração cheio com cada sorriso que ele nos dá, acabamos sempre com muito carinho para partilhar.

Comida?
Até aos 6 meses o Duarte esteve apenas a leite materno tal como a OMS aconselha! Começámos a sopinha no dia 25 de Abril. Ele comeu muito bem e está a adorar! A fruta, começámos 3 dias depois, com maçã, mas ele não apreciou muito.. Seguimos a pêra, que o Duarte tem gostado muito e muito em breve começaremos as papinhas! Podem viver esta aventura connosco através do stories do meu Instagram  - https://www.instagram.com/joanabonjour/ .

Sonos?
Por estar a leite materno, o Duarte acorda entre 3 a 4 vezes durante a noite, apenas para mamar. Na semana passada durante duas 2 ele não dormiu quase nada, ora chorava ora gemia, o que me fez estranhar e ir à pediatra.. Otite it is!
Durante o dia faz, normalmente, 4 soninhos. Uns dias mais prolongados do que noutros. Ele é um bebé que detesta estar quieto, então, durante o dia, só dorme quando está mesmo com muito sono.

Dentes?
Ainda não lhe nasceram dentinhos nenhumas, mas as gengivas inferiores já se estão a preparar para isso. Em breve teremos um Duarte a sorrir com dois ratitos a verem-se, extremamente fofo! Apesar de, desde cedo, por volta dos 3 meses, o Duarte levar muito as mãos à boca para trincar e mordiscar. Agora, não leva só as mãos mas tudo o que conseguir alcançar!

Roupa?
Neste momento, o Duarte veste roupa de 6-9meses e alguma de 9-12meses. Ele sempre vestiu tamanhos acima dos indicados para a idade, ele é muito comprido e rapidamente as roupinhas deixam de lhe servir. É um ótimo sinal! 


Evolução...

- O Duarte começou a rebolar (está deitado de barriga para cima e rebola ficando de barriga para baixo) por volta dos 4 meses. Uma vez ou outra, quando estava no parque de atividades resolvia virar-se. Agora, assim que o pousamos, no parque, na cama ou no sofá, a primeira coisa que faz é.. isso mesmo, rebolar!

- Ainda não gatinha. O jeito das pernas já lá está mas ainda não há coordenação entre o movimento dos braços e das pernas.

- O Duarte já bate muitas palminhas, principalmente, quando está feliz! Vê-lo assim é a melhor coisa do mundo!

- Quando quer colo ou ir ao colo de alguém em específico, estica os braços em direção a essa pessoa e começa a querer galrear. Ele também adora dar beijinhos nas nossas caras, mas são beijinhos de boca aberta *risos*, posso garantir que são os melhores beijinhos e abraços que já recebi!

- O Duarte já galrea muito. Muito mesmo! Tem momentos só dele, em que "fala" com os seus brinquedos, outros em que simplesmente rebola e galrea ao mesmo tempo. É amoroso!

- É uma criança super simpática em bem disposta. Sorri para toda a gente e capta a atenção de muitos por este mesmo motivo. Isso, e pelos olhos dele. Todos os elogiam e eu.. eu continuo uma mãe babada!

Estes 6 meses têm realmente passado a voar mas, mais uma vez, têm sido os melhores 6 meses de toda a minha vida. É incrível vê-lo a crescer assim e ver como ele está a evoluir. Ver cada pequena conquista, cada nova descoberta que há todos os dias.. É fantástico mesmo!
Vida de mãe e dona de casa é realmente muito difícil, mas não a trocaria por nada. Poder estar com ele, dar-lhe o amor e carinho que ele quer e quando quer, poder ver e presenciar todas as suas evoluções é o melhor que podia pedir. Sei que não vai poder ser sempre assim, mas por enquanto fiquemos a viver o presente cheio de alegrias e amor!


Sei que alguns de vocês têm acompanhado esta aventura pelo Instagram, principalmente porque tenho estado muito afastada do blog.. Mas prometo fazer de tudo e aproveitar cada minuto que tenha para me dedicar mais a ele. Não o quero deixar assim.. 
O que acharam deste post? Gostaram de saber como vai a evolução do Duarte? Como foram estes últimos 6 meses para vocês?




positivity and happiness always!

5 comentários:

  1. Tão bom que ele está a crescer bem e saudável :)
    Que seja sempre assim e que a felidade esteja sempre presente na vosaa vida. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sobrinho "mai" lindooooo do mundo!!

    ResponderEliminar
  3. Ohh adorei este post (como não adorar?)

    É tão bom ver estes pequenos passos que são uma gigantescas conquistas :D

    Um beijinho*
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
  4. Que fotos mais fofinhas, parabéns para o meu pequenino...

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. O tempo passa mesmo rápido! Daqui a nada trazes nos o update de 1 ano do Duarte! Ainda no outro dia estava a ler sobre a tua mala de maternidade e ele já tem 6 meses! OMG.

    Muitos parabéns!

    Beijinho*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar