22/09/2017

8 Tips To Sleep Better During Pregnancy



 Ler em Português      Read in English

Bonjour lovelies! Todos sabemos que, durante a gravidez, um dos grandes problemas é a falta de posição durante a noite. Mesmo antes do bebé nascer, nós mamãs já temos dificuldades em dormir.

Isto acontece porque o bebé cresce, o peso da barriga aumenta, o peso exercido sobre as pernas, pés e costas aumenta também e damos por nós, nos últimos meses de gravidez, a acordar várias vezes por noite com dores de costas, pontapés na barriga, etc..
Deixo, então, 8 dicas para um sono descansado e uma noite bem dormida para quem está prestes a ser mamã e até mesmo para quem não está, dado que, algumas destas dicas ajudarão também quem não está grávida.

- Manter o quarto limpo e organizado.
É uma das dicas que serve também para quem não está grávida. Manter o quarto limpo e organizado proporciona um ambiente calmo e relaxado. Faz-nos sentir mais confortáveis e, claro, vocês sabem, ambiente calmo, mente calma.

- Manter o ambiente a uma temperatura amena.
Fosse de verão ou de inverno, eu era uma daquelas pessoas que não conseguia dormir totalmente destapada. Isso mudou desde que estou grávida. Agora acordo imensas vezes de noite para afastar os lençóis ou então, para cobrir novamente o meu corpo porque já me sinto fria. Assim sendo, o ideal é mesmo um ambiente ameno, que me faz dormir bem melhor.

- Não comer (muito) antes de dormir.
Independentemente das horas a que nos deitamos, é importante não encher o estômago. Se jantarmos tarde, não precisamos de fazer a última refeição do dia, a chamada ceia, e devemos ter em atenção a quantidade de comida do jantar. Se, por outro lado, jantamos mais cedo, é importante comer um snack antes de nos deitarmos, mas nada muito pesado. Quando o estômago está cheio e nos deitamos corremos o risco de haver uma paragem de digestão e claro, não vamos ter um sono fácil.

- Ir à casa de banho antes de dormir.
Grávidas e a sua bexiga pequenina e apertadinha. Com o peso do bebé, nos últimos meses de gravidez, a nossa bexiga vai ter menos espaço para a nossa urina e vamos ter mais idas à casa de banho. A ida à casa de banho antes de dormir, impede que a nossa bexiga guarde urina durante muito tempo, o que pode provocar problemas, e dá-nos mais conforto para um bom sono.

- Ter uma garrafa de água na mesa de cabeceira.
Mais do que qualquer outra pessoa, uma grávida deve estar sempre muito bem hidratada. Assim, se por algum motivo, acordarmos durante a noite, podemos ingerir um pouco de água e manter a nossa saúde e a saúde no nosso bebé em forma!

- Ter uma almofada confortável e algumas de suporte.
Nesta fase, as almofadas tornam-se um dos itens preferidos para nós, futuras mamãs. Ter uma almofada confortável para dormirmos faz uma grande diferença no nosso sono. Uma almofada confortável não nos dará dor de costas ou pescoço e a nossa posição irá ser muito melhor, tendo ou não um bebé na barriga.
E ainda, costumo chamar-lhes as almofadas de suporte. Quando estamos deitadas de lado, colocar uma almofada debaixo da barriga irá ajudar o nosso corpo, costas especialmente, a suportar o peso da barriga; uma almofada nas costas irá também evitar dores de costas e ainda, uma outra almofada para colocarmos entre as pernas quando estamos deitadas de lado vais dar-nos um conforto enorme.

- Pijama confortável e sem elásticos apertados.
Para dormirmos com todo o conforto possível e evitarmos marcas de elásticos e dificuldades na circulação de sangue no nosso corpo que agora está mais inchado e sensível, é importante escolhermos um pijama adequado tanto ao nosso corpo como à temperatura do quarto.

- Manter os aparelhos eletrônicos longe de nós.
Pode ser o telemóvel, o computador, o tablet, não importa. O que importa é mantermos todos esses aparelhos afastados de nós para evitarmos distrações que nos mantêm acordados até tarde e claro, para a nossa cabeça e cérebro poderem descansar na totalidade e como realmente precisamos para estarmos aptos para mais um dia!

Estas são algumas dicas que me têm ajudado a dormir melhor, ainda que com dificuldades em virar-me por causa das dores de costas incontroláveis por mim e claro, do peso da barriga. Como referi, algumas das dicas funcionarão tanto com futuras mamãs como com o resto das pessoas, por isso, espero que agora consigam um sono profundo e descansado.






positivity and happiness always!

10 comentários:

  1. Gostei imenso das dicas e servem também para quem não está grávida :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou guardar estas dicas para um dia futuro!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas! Mesmo não estando grávida às vezes o sono é tão mau que tenho mesmo de usar todas as dicas, incluindo as almofadas de suporte!

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelas dicas, não sou mãe (nem serei), mas são muito boas, mesmo para quem não está grávida! :)

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não estou grávida nem tenciono estar num futuro próximo mas achei a iniciativa ótima para ajudar outras futuras mamãs.

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/romwe-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas! Estou a adorar seguir mais de perto a tua gravidez, só te desejo o melhor do mundo vais ser uma mamã incrível de certeza! kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube
    Giveaway de 3 anos!

    ResponderEliminar
  8. Acho adorável estares a trazer o tema da gravidez para o blog e estas dicas são excelentes, quer para futuras mamãs quer para quem não está à espera de bebé!
    Espero que esteja tudo a correr bem!
    Um beijinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas!!! Tudo de bom para ti e para o teu baby <3

    Beijinhos!!
    PS: nomeei-te para uma tag!!
    LIEBSTER AWARD TAG

    ResponderEliminar